Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PROJETO LUZ





O Projeto Luz tem como objetivo atender as crianças diagnosticadas como portadoras de catarata congênita. Um exame muito simples, chamado exame do reflexo vermelho, pode evitar as consequências da catarata congênita.
A inicitativa do projeto é do Prof Luciano Gonçalves, que foi professor de oftalmologia do curso de medicina da UNIGRANRIO. E sempre que há algum evento o Projeto Luz, ele nos convida!

Então, estou aproveitando para divulgar o próximo evento e transcrevo abaixo o e-mail enviado pelo prof Luciano:



"O Projeto Luz recebeu apoio da INFRAERO para realizar nas dependências do Aeroporto Santos Dumont,entre os dias 05 e 12 de outubro próximo, a Campanha de Prevenção da Cegueira Infantil.

Ao longo destes dias, a Infraero irá colaborar para que as informações que possam evitar a cegueira infantil sejam bem divulgadas. Assim, disponibilizou espaço para que os mascotes, em anexo, fiquem em locais visíveis do aeroporto. Também permitiu que seja colocado na esteira de bagagens, no desembarque, um cesto com um boneco, com frases alusivas à campanha “O TESTE DO OLHINHO DEVE SER REALIZADO NA MATERNIDADE”.

Para que a campanha possa, de fato, alcançar seu principal objetivo, que é o de alertar para a necessidade da avaliação dos recém-natos ainda na maternidade, gostaríamos de convidá-la para junto com seus alunos da UNIGRANRIO a participarem conosco da semana da prevenção da cegueira infantil.

O Projeto Luz tem folders para serem distribuídos,adesivos, camisetas e bonés.

Temos a certeza de que muitas idéias surgirão para que possamos, todos juntos, fazer uma grande campanha a favor da visão das crianças.

Tenho certeza que a contribuição que o Projeto Luz proporcionará aos alunos será de grande importância social.!

"No bico, as cegonhas trazem os bebês -- nas asas dos aviões, levaremos a prevenção da cegueira infantil para todo o Brasil."


Agrdecemos seu apoio.

Luciano Gonçalves"

Nenhum comentário: