Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O NOME DO CUIDADO

"O roteiro original “O Nome do Cuidado” buscou enfocar uma questão fundamental para os nossos dias: a qualidade de uma consulta médica. Em uma sociedade marcada pela pobreza do diálogo toda metáfora sobre a escuta é apropriada. A relação médico-paciente tem sido considerada uma das questões centrais para o êxito das políticas públicas de saúde como reconhecem médicos e pesquisadores. A cura, atenção, solidariedade, a ética e o papel das medicinas integrativas são preocupações que só podem ser compreendidas através da conversação.

Eu ainda não tive acesso ao documentário na integra, mas este trailler já dá pra gente parar e pensar ...


Nenhum comentário: