Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CARAVANA EM DEFESA DO SUS




Com o intuito de promover e estimular debates em torno da conjuntura atual na Saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e ampliação de serviços, acontece no dia 11 de setembro a "Caravana: Todos em Defesa do SUS". O evento, cujo tema central é a defesa do SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade, tem início às 9h no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.

A caravana é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (SESDEC), do Conselho Estadual de Saúde (CES/RJ) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). Alguns dos temas abordados são: a Gestão do Trabalho, o Modelo de Atenção, o Financiamento, o Controle Social, a Intersetorialidade e o Complexo Produtivo da Saúde e a Humanização no SUS.

O evento conta com um tradutor de libras e terá como convidados universidades, o Ministério Público e os Legislativos Estadual e Municipal.

A pré-inscrição pode ser feita através do site do CES www.conselhodesaude.rj.gov.br ou por fax: (21) 2333-3715.
O Auditório Rodolpho Paulo Rocco fica no subsolo do bloco K do CCS - Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Cidade Universitária, RJ.

Nenhum comentário: