Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

domingo, 26 de julho de 2009

Programa Nacional de Telessaúde

O uso de tecnologias da informação na formação e capacitação profissional em saúde está sendo largamente utilizado. Diversas universidades do país tem utilizado a metodologia de Educação a Distancia (EAD) como estratégia pedagógica.

Dentro desta lógica, o Programa Nacional de Telessaúde foi implementado em 2006, sendo coordenado pelo Ministério da Saúde, contanto com a participação do Ministério da Educação, da OPAS, dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Defesa e Ministério das Comunicações.

O programa visa integrar as equipes do Programa de Saúde da Familia de todo o Brasil com as universidades de referência, possibilitando a qualificação dos profissionais sem a necessidade do deslocamento dos profissionais.

O Programa tem núcleos em diversos estados brasileiros, sendo um deles o Núcleo do RJ. Núcleo de Telessaúde do Rio de Janeiro (UERJ) promove teleconferências sobre diversos assuntos e o acesso é gratuito. Vale a pena conferir a programação e assistir as teleconferências!!! Alem disto, tambem vale a pena "fuxicar" o portal do Telessaúde e ver as coisas interessantes que tem por lá!

Abraços a todos!

Nenhum comentário: