Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009






A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

A situação atual tem preocupado a todos nós, em especial nos últimos dias, com o aumento da incidência e da mortalidade dos casos diagnosticados no Brasil.

Vale a pena acompanharmos a evolução da doença, não apenas pela mídia, mas especialmente através das autoridades competentes, ou seja, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde.

Na verdade, a influenza já era considerada, mesmo antes da atual pandemia mundial, uma prioridade para as autoridades sanitárias no Brasil. O Pacto pela Saúde, estabelecido em 2006, já traz como uma das prioridades para o Pacto pela Vida, o enfrentamento as doenças endêmicas no pais e, dentre elas, está a influenza.Neste momento, é fundamental que todos nós, profissionais de saúde, estejamos preparados cientificamente para compreender e colaborar com o enfrentamento deste novo desafio.

As crianças menores de 2 anos, junto com os idosos, os portadores de doenças crônicas e de patologias imunossupressoras devem receber atenção especial.

Vale a pena acompanhar a evolução, as orientações e os protocolos do Ministério da Saúde em relação a Influenza A. O Ministério da Saúde tem elaborado algumas orientações e protocolos que devem ser seguidos por todos os profissionais de saúde.

As pessoas com sintomas de gripe (febre alta, acima de 38°, tosse e falta de ar) devem procurar um posto de saúde. ou algum dos pólos de atendimento a gripe A. Os endereços dos postos e dos pelos no município do Rio de Janeiro estão em http://www.saude.rio.rj.gov.br/


Em Duque de Caxias, as unidades de referência são o Hospital Infantil Ismélia da Silveira e o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.

Neste momento, onde todos estão preocupados e ansiosos com esta situação, a informação é uma estratégia poderosa e fundamental para o enfrentamento da epidemia!!! E, certamente, você pode colaborar muito com isso!

Nenhum comentário: