Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CIDADÃO DO MUNDO



O filósofo Sócrates, ao ser questionado sobre sua pátria, dizia que era um “cidadão do mundo”. Esta frase sempre me marcou muito, em especial quando vejo a situação caótica em que vivem milhões e milhões de seres humanos – tão humanos quanto eu ou qualquer outra pessoa!

Quando olho para a situação da África (que, epidemiologicamente falando, parece ter parado no século XIX, onde as pessoas ainda morrem de doenças de muito fácil controle nos países mais desenvolvidos – o que eu sinto é uma imensa vergonha.

Hoje os olhos do mundo se voltam para o Haiti – lugar, aliás, que nunca deveríamos ter desviado o olhar. Este pequeno país, que conta com pouco mais de 10 milhões de habitantes – sempre teve como sua mais marcante característica a miséria absoluta da grande maior parte da sua população. Na verdade, o terremoto que destruiu sua principal cidade (Porto Príncipe) agrava em muito uma situação já marcadamente caótica deste povo. O que antes era uma situação de grande miséria, agora torna-se uma situação de total desolação. Não bastasse a dor da perda dos entes queridos e dos lares, a população já tão sofrida tem que enfrentar a fome, a sede, a violência, as doenças que advém como decorrente do terremoto – como se já não bastassem as doenças da miséria, da falta de saneamento, da falta de recursos mínimos.

Neste momento, volto a pensar em Sócrates! Preciso ir alem dos meus limites geográficos e me ver como cidadã do mundo. Não tenho muito a fazer diante da situação caótica dos haitianos. Mas posso – e devo! – aprender com ela.
Temos, pertinho de nós, pequenos haitis. São milhares de pessoas – muitas crianças e idosos que ainda mais fragilizados – que necessitam de nossa compaixão, de nosso olhar, de nosso cuidado. Para muitos, a miséria, a pobreza, da desigualdade representa apenas um número distante da realidade. Para outros tantos, pessoas nesta situação de exclusão, representam uma ameaça, um risco. Há ainda os que se quer chegam a enxergar esta situação, vivendo numa situação de total alienação. Não sei de quem me compadeço mais: se dos excluídos e miseráveis ou se dos alienados covardes. Só tenho uma certeza: ambos precisam de ajuda: cada um dentro de sua necessidade!

Talvez seja bem mais fácil estar ao lado dos excluídos e miseráveis! Pois destes sabemos quais suas carências, suas necessidades. Temos meios de cuidar e minimizar as disparidades – por mais que isso seja um grande desafio! Já os alienados covardes, diante destes o desafio é bem maior! As carências são de natureza mais complexa; parece faltar-lhes, muitas vezes, o que nos dá a característica de SER HUMANO. Falta-se a compaixão, a capacidade de se sensibilizar com a dor e sofrimento do outro ...

É vendo-me como cidadã do mundo que me sinto na obrigação moral de fazer algo diante desta caótica situação! E diante da impossibilidade de estar lá no “nosso Haiti”, sigo na minha já assumida missão: ser gente que cuida de gente seja no Haiti ou em qualquer outro canto desta nossa casa que se chama planeta Terra.

Nenhum comentário: