Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

Esclarecimento do MS sobre a volta às aulas

Esclarecimento do MS sobre a volta às aulas

O Ministério da Saúde reitera a recomendação de que alunos, funcionários e professores com sintomas de gripe não devem ir à escola e reafirma que os estados e municípios são autônomos para decidir sobre a prorrogação do período de férias. Ao contrário do que foi noticiado nesta terça-feira 4 de agosto, jamais o ministro José Gomes Temporão considerou um “disparate” o adiamento da volta às aulas. Na verdade, o ministro utilizou essa expressão ao considerar desnecessário que, nas localidades onde não houve prorrogação das férias, pessoas sem qualquer sintoma de gripe deixem de ir à escola. O Ministério da Saúde reconhece a participação fundamental dos estados e municípios nas ações de prevenção e tratamento dos pacientes infectados pelo H1N1, numa parceria que se estreitará cada vez mais com o objetivo de proteger a saúde da população.

Confira informações sobre a influenza A (H1N1) para a área de ensino

Nenhum comentário: