Há uma crise na saúde ... uma grave crise! E esta crise não é decorrente da falta de recursos, de unidades de saúde, de profissionais. É uma crise na forma de construir a saúde! Estamos esquecendo o que há de mais nobre na atenção à saúde das pessoas: A ARTE DO CUIDADO!
Os avanços tecnológicos (indispensáveis) nos permitem ter "a resposta" para a grande maioria das doenças ... Mas, como não lidamos com doenças, e sim com pessoas, muitas vezes este avanço tecnológico fica restrito aos livros e artigos científicos.
Precisamos (re)aprender a lidar com gente.
Precisamos (re) aprender a cuidar das pessoas.
Humanizar a saúde.
Afinal de contas, a doença só existe mesmo nos livros. No cotidiano da saúde, o que vamos encontrar são pessoas que sofrem, que precisam de alivio e cuidado ... por isso, precisamos ser GENTE QUE CUIDA DE GENTE!!!

O objetivo deste Blog é propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de cuidado!

Bem vindos!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

DIREITO A SAUDE


A saúde no Brasil é um direito universal e gratuito, que deve ser garantido pelo Estado. Entretanto, já sabemos que ainda temos muito a caminhar para garantir efetivamente este direito aos cidadãos brasileiros!
Como profissionais de saúde (já formados ou em processo de formação) precisamos lutar pela garantia deste direito. E, para isso, é fundamental que conheçamos que direitos são estes e de que forma o sistema de saúde deve se organizar para isso!
O Ministério da Saúde organizou, numa linguagem simples, a CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE.
Ler esta carta é uma boa forma de começarmos a entender esta organização da saúde e de lutarmos peloa saúde universal, gratuita e de qualidade!
Então, clique AQUI para ler a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde!
Se algums quiser começar uma discussão sobre o tema, sinta-se a vontade! Pode ser bem legal!

Nenhum comentário: